Workshop OnlineDegrees of ADHD: Recognition and Treatment Issues
Formador:

Este workshop é dividido em três secções: primeiro, uma revisão da Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção, (PHDA) como uma condição não estável que surge frequentemente na infância, mas com casos “De Novo” na adolescência e na idade adulta. A segunda parte é uma revisão das intervenções não farmacológicas. A terceira parte do workshop analisa os dados meta-analíticos sobre as intervenções farmacológicas.
A PHDA não é uma doença estável: flutuações na sintomatologia ocorrem durante a infância, adolescência, persistem ou remitem na idade adulta e podem surgir de novo na idade adulta. A pesquisa atual diferencia o desenvolvimento normal, a PHDA subliminar, sindromática e persistente. Os primeiros estudos longitudinais mostram que, na infância, os casos subliminares se associam quer a problemas cognitivos, quer a problemas clinicamente significativos. Esta pesquisa identificou uma redução na gravidade da hiperatividade e impulsividade, com o tempo, enquanto a desatenção persistiu como uma componente chave no quadro clínico. Na última década, usando avaliações longitudinais, casos subliminares surgiram como tendo psicopatologia grave, semelhante à de indivíduos com PHDA persistente. Além disso, problemas cognitivos foram observados quer nos que apresentaram remissão, quer na PHDA subliminar, quer na persistente. Estudos adicionais demonstraram que a flutuação dos sintomas nucleares poderiam ocorrer, mas que as avaliações neuropsicológicas continuaram a mostrar déficits que foram consideradas um traço ou característica estrutural desta perturbação.
Considerando os diferentes graus e alterações no desenvolvimento na PHDA, é claro que seria improvável que um tratamento produzisse uma modulação significativa desta perturbação. Conseqüentemente, os médicos precisam estar cientes do estado da arte atual no tratamento da PHDA, tanto não farmacológica quanto farmacológica.
Quer na Parte 2 quanto na Parte 3 do workshop, serão apresentados, na medida do possível, resultados meta-analíticos. A Parte 2 irá considerar, entre outras, intervenções como terapia cognitivo-comportamental, intervenções assistidas por computador, mindfulness, exercícios físicos. A secção farmacológica tratará de diferentes farmacoterapias disponíveis.
Concluiremos que intervenções multiterapêuticas são necessárias, uma vez que a PHDA está associada a uma variedade de manifestações clínicas e déficits cognitivos que não respondem a uma única intervenção atualmente disponível.
INFORMAÇÕES
WORKSHOP ONLINE
DATA
HORÁRIO
ASSOCIADO SPDA
€37
- As inscrições conferem o direito a:
- Assistir e/ou participar, em direto, na formação.
- Receber o material cedido pelos formadores.
- Obter o certificado de participação.
NÃO ASSOCIADO
€47
- As inscrições conferem o direito a:
- Assistir e/ou participar, em direto, na formação.
- Receber o material cedido pelos formadores.
- Obter o certificado de participação.