Highlights | Webinar 1: Quando as crianças com PHDA vão à escola... em casa!
Highlights
Webinar 1: Quando as crianças com PHDA vão à escola... em casa!
Downloads e Links úteis

Dicas para professores
No seguimento do primeiro webinar “Quando as crianças com PHDA vão à escola... em casa!”, partilhamos algumas das dicas que foram apresentadas pelo Dr. José Boavida e pela Dra. Iane Kestelman, sobre a gestão desta nova realidade da aprendizagem à distância.
É importante que os professores saibam que as crianças e jovens com PHDA têm dificuldades com a função executiva. Estas dificuldades envolvem:
- Organizar-se e iniciar a tarefa;
- Focar-se no importante, manter e mudar o foco quando necessário;
- Gerir o alerta, manter o esforço para cumprir tarefas, processar e elaborar informação com eficiência;
- Regular emoções e gerir a frustração;
- Usar memórias de trabalho e aceder à memória;
- Monitorizar e autorregular as suas ações.
Também é importante que os professores compreendam que muitos pais de alunos com PHDA também podem ter PHDA ou outras dificuldades.

Como os estudantes com PHDA têm menos capacidade de funcionamento executivo e autorregulação do que os outros, a aprendizagem online será um desafio maior.
Haverá uma redução da estrutura habitual com as atividades online.
Os alunos terão maior dificuldade em iniciar o trabalho, compreender e não interpretar mal as instruções, manter-se concentrados e motivados para concluir as tarefas, dividir tarefas maiores em etapas mais pequenas e gerir o tempo necessário para cada atividade.
Com menos supervisão e responsabilização terão mais dificuldade em cumprir.
Os pais verão que a aprendizagem online trará mais stress.
Não só precisarão muitas vezes de assumir um papel que não é deles (professor), mas também de implementar a necessária estrutura, gerir o tempo, prestar as contas necessárias, além de resolver os problemas que forem surgindo.
Os professores devem...
- Começar resumindo o objetivo de cada tarefa. Os alunos com PHDA envolvem-se mais quando compreendem o objetivo dos exercícios.
- Enumerar os aspetos mais importantes da tarefa e adicionar mais detalhes posteriormente.
- Fornecer instruções que podem ser impressas em tópicos fáceis de entender.
- Tornar a experiência de aprendizagem online o mais multissensorial possível.
- Optar, se possível, por tarefas menores e mais curtas, com menos etapas.
- Fornecer uma lista com as etapas principais do processo.
- Ajudar os alunos a dividir tarefas maiores e a gerir o tempo individualmente.
- Permitir erros menores em trabalhos complexos.
- Fornecer uma lista de verificação visual das etapas necessárias para concluir a tarefa.
- Ser flexível nas datas de entrega dos trabalhos, quando o volume de tarefas é muito grande.
Nota: nem todas as estratégias funcionam da mesma forma com todas as crianças com PHDA.