• Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Highlights | Webinar 1: Quando as crianças com PHDA vão à escola... em casa!

Highlights
Webinar 1: Quando as crianças com PHDA vão à escola... em casa!

Crianças com PHDA devem estabelecer rotinas diárias

ESTABELECER ROTINAS DIÁRIAS

No seguimento do primeiro webinar “Quando as crianças com PHDA vão à escola... em casa!”, partilhamos algumas das dicas que foram apresentadas pelo Dr. José Boavida e pela Dra. Iane Kestelman, sobre a gestão desta nova realidade da aprendizagem à distância.

Highlights | Estabelecer rotinas diárias

Estabelecer um horário para cada criança (registar num quadro, feito à mão ou impresso, colocando num local pré-determinado, p.e., na porta do frigorífico ou num quadro de cortiça).

O horário deve incluir:

  • As atividades diárias;
  • Tarefas domésticas;
  • Horas de aulas e estudo;
  • Pausas para exercício físico; 
  • Pausas para snacks ou refeições.

Nas atividades académicas não se deve focar no tempo destinado, mas sim, nas tarefas que se querem feitas (p.e., uma ficha de matemática, ler 5 ou 10 páginas dum livro).

No caso das crianças/adolescentes com PHDA, que geralmente não têm motivação para coisas que não querem fazer ou não gostam, pode ser mais difícil a adesão a rotinas rígidas. Flexibilizar um pouco pode ser uma solução mais eficaz.

Desfrutar de mais tempo em família ao fim do dia.

Cuidados com o sono

Assegurar que a criança dorme o número de horas suficientes. Evitar sestas, pois podem interferir com os ciclos de sono.

A cama é para dormir, eventualmente ler. Evitar a associação cama/ecrãs. Se surgirem dificuldades em adormecer, reduzir o acesso aos ecrãs pelo menos 1h antes de deitar. 

Se persistirem, fale com o seu médico. Ele poderá ponderar a necessidade de outras medidas como, por exemplo, uso de melatonina.

Rotinas de estudo: Escola… em casa!

É importante a escolha do local de estudo e a remoção ao máximo dos estímulos que provoquem distração. 

A secretária com tudo o que é preciso em cada dia. A preparação deve ser feita de véspera.

Oferecer incentivos (reforço positivo) para a conclusão do trabalho solicitado como, por exemplo, um tempo a mais de uso do tablet/computador para jogos ou outras atividades do agrado da criança.

Rotinas diárias: Escola em casa

Criar períodos formais de estudo. 
Alguma rotina é fundamental!

Com base no tempo de concentração da criança/adolescente, deve dividir as tarefas em partes que ela consiga concluir.

Se ela for incapaz de se concentrar por mais de 20 minutos, faça pausas rápidas, de acordo com a faixa etária.

Para 1 hora de estudo, por exemplo, criar 3 períodos de 20 muitos com intervalos de 5 minutos para lanche ou alguma necessidade de movimento.

Use as redes sociais para interação social. O distanciamento social pode conduzir à solidão. Se a criança sente falta dos amigos da escola ou da família, use as redes sociais e os telemóveis para comunicar.

Use as redes sociais para comunicar

Nota: nem todas as estratégias funcionam da mesma forma com todas as crianças com PHDA.

© 2020 SPDA - Sociedade Portuguesa de Défice de Atenção. All Rights Reserved. Design by BID-lab