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Investigação em PHDA

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Tradução e adaptação para português da Vanderbilt ADHD Diagnostic Teacher Rating Scale: um estudo piloto

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Luís Oliveira1, Marcelino Pereira2, Teresa Medeiros3, Ana Serrano1.

1
Universidade do Minho
2
Universidade de Coimbra
3
Universidade dos Açores

REVISTA DE ESTUDIOS E INVESTIGACIÓN EN PSICOLOGÍA Y EDUCACIÓN 

ISSN: 1138-1663; eISSN: 2386-7418

2019, Vol. 6, No. 1, 56-67

Resumo:
Este estudo integra uma investigação mais ampla, cujo propósito foi analisar o impacto da Perturbação de Hiperatividade/Défice de Atenção (PHDA) em contexto escolar, a nível académico, comportamental e social. A Vanderbilt Adhd Diagnostic Teacher Rating Scale (VADTRS) – Escala Vanderbilt de Diagnóstico de PHDA para Professores (EVDPP) - foi traduzida e adaptada para Português Europeu. 76 professores do 1.º ciclo da ilha de São Miguel (Açores), preencheram a EVDPP para 105 alunos diagnosticados com PHDA ou em avaliação, com idades compreendidas entre os 6 e os 11 anos, 85.7% são do género masculino e 14.3% do feminino. Os resultados demonstram a validade interna da escala, com alfas de Chronbach a situarem-se entre os .80 e .94 nas diferentes dimensões, corroborando outros estudos internacionais. Estes dados preliminares sugerem que a EVDPP pode ser um instrumento extremamente útil para as equipas multidisciplinares na sinalização, diagnóstico e caraterização dos principais problemas da PHDA em contexto escolar.


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