Highlights | Webinar 2: PHDA e a gestão emocional familiar em tempos de pandemia
Highlights
Webinar 2: PHDA e a gestão emocional familiar em tempos de pandemia

Necessidades especiais de crianças com PHDA
A COVID-19 tem estado a alterar a vida familiar, na medida em que colocou milhares de crianças sem acesso à escola ou cuidados infantis, sem acesso a atividades de grupo, desportos de equipa, ou parques infantis. Os pais e cuidadores estão a tentar trabalhar remotamente ou estão incapazes de trabalhar, por terem de cuidar das suas crianças.
Veja aqui o...
Webinar 2: PHDA e a gestão emocional familiar em tempos de pandemia
A evidência demonstra que a violência, a vulnerabilidade e as taxas reportadas de abuso infantil, aumentam de forma significativa durante os períodos de encerramento escolar.
Nesta situação em concreto, para além do encerramento escolar, os pais e as próprias crianças vivem em situações de aumento de stress, de trauma e de sobrecarga emocional e socioeconómica (perda de rendimentos de muitas famílias) e portanto o contexto facilita o aparecimento de problemas de saúde mental.
Entre os principais fatores de stress destacam-se:
- Duração prolongada do estado de pandemia,
- Imprevisibilidade,
- Medo de infeção e consequências,
- Frustração e tédio,
- Falta de contacto interpessoal com os colegas de escola, amigos e professores,
- Falta de espaço pessoal em casa, e
- Perda financeira familiar.
A investigação também mostra que crianças que foram isoladas ou colocadas em quarentena durante pandemias podem apresentar mais predisposição para o desenvolvimento de alterações mentais, como:
- Reação aguda ao stress (refere-se, p.e., a uma resposta não adaptativa a uma situação de risco de vida ou perigo de entes queridos),
- Perturbação de adaptação (ansiedade caracterizada por sintomas emocionais ou comportamentais em resposta a um ou mais fatores de stress identificáveis, ocorrendo num prazo de três meses (DSM-5)),
- Perturbação de stress pós-traumático (em resposta à exposição a um evento traumático ou outro tipo de ameaças à vida da pessoa).
No seguimento do segundo webinar “PHDA e a gestão emocional familiar em tempos de pandemia”, partilhamos algumas das dicas apresentadas pelo Dr. Javier Quintero, sobre as implicações desta nova realidade.
Necessidades especiais de crianças e adolescentes com PHDA
- A rotina que eles têm habitualmente estabelecida ajuda-os a fazer uma autogestão.
- A necessidade de adaptação a uma situação nova, vai obrigá-los a um esforço adicional.
