Highlights | Webinar 2: PHDA e a gestão emocional familiar em tempos de pandemia
Highlights
Webinar 2: PHDA e a gestão emocional familiar em tempos de pandemia

Perguntas e respostas
Um dos momentos dos webinars Unlocking ADHD Talks são as respostas por parte dos oradores a perguntas colocados pelos participantes. As questões que apresentamos, foram colocadas pelo Dr. José Boavida enquanto moderador e respondidas pelo Dr. Javier Quintero.
Veja aqui a resposta...
-
Os pacientes com PHDA são mais vulneráveis ao stress.
-
O que podemos ver de uma forma qualitativa, não quantitativa, são mais quadros adaptativos e dificuldades de ajuste.
-
Um estudo na China mostra que há um aumento de quadros afetivos, aumento de ansiedade e depressão.
-
Os pacientes com PHDA já estão a ser acompanhados por profissionais que devem ser capazes de lhes dar continuidade no seguimento e tentar antecipar as suas necessidades e impedir desajustes (fator de prevenção).
-
Os profissionais devem tentar chegar aos pacientes com PHDA, numa lógica preventiva dos problemas, porque serão mais fáceis de tratar.
-
Na consulta, o profissional deve questionar como está, não só do ponto de vista da atenção e escola, mas também do ponto de vista emocional.
-
É importante dar ferramentas aos pais para que estes também ajudem na gestão emocional dos pacientes PHDA.
Veja aqui a resposta...
-
O tratamento não se deve focar só na escola, mas sim no paciente como um todo.
-
Deve analisar-se qual as suas necessidades globais ao longo do dia (sociais, emocionais, afetivas, etc.) e não focar-se apenas na duração das atividades escolares e nas necessidades académicas, mas também nas necessidades da criança/adolescente ao nível da sua auto-estima, bem-estar, relação com os outros, ou até mesmo nas brincadeiras e atividades extra-curriculares.
-
Lembrar que os adolescentes PHDA são uma população especialmente vulnerável neste cenário, sendo que, o recomendado nas principais orientações mundiais da PHDA é o uso de fármacos de longa ação, que controlem a sintomatologia da PHDA ao longo de todo o dia, mostrando benefícios claros na melhoria do funcionamento global do paciente.
-
Se está a funcionar bem, não há necessidade de ajustar/mudar.
Veja aqui a resposta...
-
O aspeto da sobrecarga a que está sujeita esta mãe/família é bastante complicado.
-
Se o pai tem PHDA e não é capaz de assumir esse problema, nesta situação de crise, onde há uma maior carga emocional em casa, o pai tem de estar mais presente de ter maior protagonismo no cuidar dos filhos com PHDA.
-
Pais com PHDA tendem a ser menos pacientes com os filhos PHDA, e as tarefas em casa, acabarão por aumentar os pontos de fricção.
-
Tentar aproveitar a oportunidade para sensibilizar o pai a procurar ajuda junto de um profissional e deixar-se avaliar e tratar.
Veja aqui a resposta...
-
Planos de treino parental e psicoeducação para pais de crianças e adolescentes com PHDA.
-
Ainda é cedo para poder comparar a eficácia entre grupos, com intervenção por videoconferência vs intervenção presencia. No entanto, a intervenção por videoconferência parece funcionar melhor do seria esperado.
-
Ajudar os pais a compreenderem o que é ter um filho PHDA e que estratégias podem ou não utilizar para os ajudar.